Quarta, 18 Janeiro 2017 17:22

CNBB acolhe nomeação de dom João José Costa como arcebispo de Aracaju Destaque

(1 Voto)

Então coadjutor da arquidiocese, dom João José assume governo pastoral após renúncia de dom Palmeira Lessa ser aceita pelo papa Francisco.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, enviou saudação ao arcebispo nomeado para a arquidiocese de Aracaju (SE), dom João José Costa. Em nome da entidade, dom Leonardo acolheu com alegria a nomeação e estendeu a saudação ao povo da capital sergipana. "Saúde, paz e muita luz no caminho que o senhor continua a trilhar", foram os votos emitidos ao novo metropolita.

Ainda no texto, dom Leonardo pede que seja levada a saudação a dom José Palmeira Lessa, por ocasião de seu aniversário natalício e, "com fraterna gratidão, pelo trabalho realizado em favor do povo da arquidiocese de Aracaju".

Leia a saudação na íntegra:

Saudação da CNBB a dom João José Costa

Brasília, 18 de janeiro de 2017

Prezado Irmão,

Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolho, com alegria, sua nomeação feita pelo Papa Francisco como arcebispo de Aracaju (SE). Estendo a saudação ao povo da arquidiocese da capital sergipana.

O significado de um lema episcopal pode nos dizer muito da pessoa do bispo e da missão que ele abraça. O senhor nos apresenta: “Servo por amor”. Uma expressão inspiradora, pois nos indica o caminho da misericórdia. Faz-nos lembrar a condição de todos os cristãos e nos aponta para o serviço como forma sublime de expressão do nosso compromisso de fé.

O serviço episcopal foi simbolicamente refletido pelo Papa Francisco na homilia da missa celebrada no dia seguinte de sua eleição, em 14 de março de 2013: “Eu queria que, depois destes dias de graça, todos nós tivéssemos a coragem, sim a coragem, de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor; de edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor, que é derramado na Cruz; e de confessar como nossa única glória Cristo Crucificado. E assim a Igreja vai para diante”.

Peço ao senhor que leve minha saudação ao arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa pelo seu aniversário natalício e, com fraterna gratidão, pelo trabalho realizado em favor do povo da arquidiocese de Aracaju.

Saúde, paz e muita luz no caminho que o senhor continua a trilhar. Conte com nossas preces e nossa amizade.

Em Cristo.

Leonardo Ulrich Steiner