Sexta, 10 Março 2017 14:22

CELAM: Igreja pobre para os pobres

Concluiu-se ontem (09/03) em Bogotá, na sede da Conferência Episcopal Colombiana, o encontro anual da Direção do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) com os Secretários-Gerais das 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe.

Na pauta, estava a revisão do caminho pastoral e missionário do CELAM, em especial o trabalho desenvolvido de agosto de 2016 a fevereiro de 2017, e as propostas para realizar o tema deste ano de 2017: “Uma Igreja pobre para os pobres”.

Durante três dias, realizou-se uma “lectio divina” sobre o tema, e o teólogo latino-americano Gustavo Gutiérrez foi convidado a conferir uma palestra.

Como informa a nota enviada a Fides, se trata de encontrar pontos em comum entre as regiões que compõem a América Latina e o Caribe para trocar e articular experiências significativas na luta contra a pobreza e as propostas pastorais para realizar o apelo do Papa Francisco de “uma Igreja pobre para os pobres”.

O encontro se concluiu nesta quinta com a visita à Universidade “Minuto de Dios”, como modelo para a luta à pobreza através das instrução oferecida pelo padres Eudistas.

Por Rádio Vaticano