LITURGIA E FÉ

Terça, 24 Maio 2016 15:23

O que é Liturgia?

Antes do Concílio Vaticano II, a liturgia era definida como um conjunto de regras, normas a serem cumpridas, uma cerimônia a ser vista e apreciada.

“O clero monopoliza a liturgia. Só ele sabe a língua da liturgia. A própria forma de celebrar a  liturgia se complicou com o emaranhado sem fim de gestos e dramatizações incompreensíveis para o povo”[1].  O Concílio Vaticano II reconduziu a Liturgia a sua origem como oração da Igreja que a nenhuma outra é igualada, como fonte de espiritualidade para qual toda espiritualidade e devoção deve ser reconduzida.[2]

A palavra Liturgia, que em sua origem, significa um serviço público é aplicada ao culto cristão tendo em vista a ação de Deus em favor de seu povo, e que este povo toma parte na obra de Deus, daí também a liturgia ser conhecida também como Opus Dei – Obra de Deus, em que Deus toma a ação de agir santificando o seu povo, que por sua vez santifica o mundo por sua ação, que não é restrita ao culto, mas expande-se da e na caridade, no serviço generoso e solidário com a humanidade. [3]

A liturgia é a celebração da Páscoa de Cristo, a plenitude da obra criadora e salvadora de Deus, quando a Palavra Eterna do Pai em sua Encarnação, Morte e Ressurreição se solidarizou plenamente com o ser humano e com a Criação. Unindo-nos a si mesmo pelo Dom do Espírito Santo, fruto maduro da Páscoa, efetivando a nossa união com Ele, fazendo-nos seu Corpo e filhos e filhas de Deus. Ora, é essa Páscoa de Cristo e da Igreja, comunidade, povo de Deus, que celebramos, quando na liturgia anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua ressurreição, até que ele venha.

E por último, porém, sendo a condição primeira de toda ação litúrgica – culto e vida, a Liturgia é o exercício do Sacerdócio de Cristo, que é conferido a todo Povo de Deus pelos sacramentos do Batismo e da Crisma. Não somente o padre e o bispo são sacerdotes, mas de todo povo de Deus, é inserido no sacerdócio de Cristo, exercendo cada um em sua função ministerial no culto e na vida, para santificação sua, da humanidade e da criação.

“A Liturgia é considerada como  exercício do múnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensíveis, é significado em, de modo peculiar a cada sinal, e realizada a santificação do homem; e é exercido no culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo, Cabeça e membros...Disto se segue que toda celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote, e de seu Corpo que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma ação da Igreja”. – SC art. 7

Esta definição possui 05 considerações:

1. É uma ação sagrada, pois é uma ação da comunidade, que é a Igreja, na qual Cristo age.
  2. Através de ritos sensíveis, isto porque é dirigida a seres humanos, que possuem sentidos. É uma mistagogia, em que somos conduzidos ao Mistério de Deus através de sinais – sacramentos.
  3. O Sacerdote da Liturgia é Cristo que age no ministro consagrado e na assembleia eleita.
  4. É exercida na Igreja, porque a ação é de Cristo, e pela Igreja, porque Cristo está presente na Igreja.
  5. É para a santificação da humanidade e para glorificação de Deus: Deus que vem santificar o homem; o homem que eleva sua gratidão e louvor a Deus, glorificando-o.

Em outros momentos vamos desenvolver o que aqui foi exposto: Liturgia: oração, serviço, mistério pascal e sacerdócio.

Pe. Francisco Leiva Neves Carvalho

Pároco Paróquia Nossa Senhora das Graças - Iguatu

[1] Frei Ariosvaldo da Silva, OFM in Raízes Históricas e Teológicas da Sacrosanctum Concilium, Edições CNBB, 1ª Edição 2013, pg 47.

[2]  Cf Sacrosanctum Concilium n. 7, 10, 13

[3]  Cf Catecismo da Igreja Católica nºs 1069 e1070

Lido 1027 vezes Última modificação em Terça, 24 Maio 2016 15:33
Mais nesta categoria: O que celebramos? »