Sexta, 12 Agosto 2016 12:57

Cordiais Saudações a todos os vocacionados! Destaque

Jesus Cristo continua passando pelos nossos caminhos e com o seu olhar nos interpela amorosamente a segui-lo.

Feliz será quem for seduzido pelo olhar cheio de ternura de Deus e, de forma generosa, aceitar com prontidão abraçar a vida consagrada e missionária. Este primeiro encanto nunca irá desaparecer quando for acompanhado com uma atitude de fé e de zelo pelas coisas de Deus.

Para que a chama deste primeiro encanto nunca apague, é necessário viver em sintonia com Deus, ser dócil ao Espírito Santo, ter um encontro diário com a Sagrada Escritura, cultivar uma vivência frequente dos sacramentos da reconciliação e da Eucaristia; ademais há outros elementos a serem prezados: o gosto pela oração e as práticas de piedade, o cultivo das virtudes humanas e cristãs, o espírito de pertença a Igreja, a disponibilidade ao acompanhamento vocacional...

É vivendo continuamente esta experiência pessoal com Jesus Cristo e participando ativamente da vida eclesial que a sua resposta vocacional vai ganhando corpo e você se tornará um discípulo missionário, cheio de vitalidade e apaixonado pelo Reino de Deus. Na verdade, tudo vale a pena quando abraçamos aquilo que amamos e amamos aquilo que abraçamos. Um vocacionado, seminarista, religioso (a), sacerdote apaixonado pela vida fraterna e pela missão da Igreja é uma benção e um instrumento da graça de Deus.

Quanto à diversidade vocacional na vida da Igreja, poderíamos ressaltar uma bela comparação do Bem-Aventurado João Batista Scalabrini que assim certa vez, se expressou: “olhai este órgão: é uma imagem da vida cristã, como Deus a constituiu. No órgão existem mil sons diferentes. Cada tubo tem a sua forma, cada lingueta tem o seu timbre, cada abertura a sua grandeza, cada jogo a sua variação e quando se move tudo com um princípio inteligente, resultam maravilhosos acordes. Assim, cada um de nós temos a nossa vocação, o nosso caráter, os nossos deveres; cumpramo-los, segundo o querer de Deus e todas as nossas obras formarão uma celeste harmonia, que nos tornará alegres de graças supremas.”

Com essas palavras, Scalabrini nos ajuda a perceber que Deus nos chama a uma missão muito especial para a edificação do Reino de Deus, que também é nosso, diz uma de nossas orações eucarísticas. Ele nos capacita, nos unge e nos envia em comunhão com toda a Igreja para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Diante dessa diversificada e bela harmonia, tenha a certeza, de que Deus precisa e conta com a sua generosidade e o seu amor para continuar a missão confiada aos apóstolos, os leigos e a tantos consagrados e sacerdotes na história da salvação.

A você, estimado jovem, que está acolhendo e discernindo com muito carinho o chamado de Deus, confie na providência divina e busque, de forma consciente e motivada, ser um discípulo missionário de Cristo Jesus o nosso redentor. Vale a pena, mesmo!

Seminarista: Edjane Lima .

Iguatu – CE

11/08/2016

Solenidade da Seráfica Clara de Assis.