PARÓQUIAS

Quinta, 15 Dezembro 2016 11:06

Festa dos padroeiros da Diocese - Ano 2017

TEMA CENTRAL:

Opção 1: Na festa de... celebramos as maravilhas de Cristo.

Opção 2: Com a Virgem Maria proclamamos as maravilhas de Cristo!

Opção 3: Com os santos e a Virgem Maria proclamamos as maravilhas de Cristo!

1. As maravilhas de Cristo numa Igreja em saída.

Textos bíblicos:  Jr 1,1-10; Sl. 71(70); Lc. 10, 1-10

Pista de reflexão: A dimensão missionária da Igreja. Suscitar em cada batizado e em cada organização pastoral uma forte consciência missionária, isto é, sair ao encontro das famílias, das pessoas e das comunidades para lhes comunicar a mensagem de Jesus.

2. As maravilhas de Cristo no encontro transformador com o Mestre.

Textos bíblicos:  At 16, 25-34;  Sl. 25(24); Jo 1, 35-39.

Pista de reflexão: Catequese e evangelização que levem ao encontro pessoal com Jesus. Ajudar as pessoas a conhecer Jesus, apaixonar-se por Ele e segui-lo. Isto se consegue com uma catequese mistagógica (que leve as pessoas a experimentar o mistério pascal).

3. As maravilhas de Cristo na escuta e meditação da Palavra de Deus.

Textos bíblicos:  Tg 1, 22-25; Sl 119(118) 105-112; Mt 7, 24-27.

Pista de reflexão: Destacar a importância da Bíblia na vida dos cristãos: escutar, rezar e praticar a Palavra. Fazer as pessoas a redescobrir o contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo.

4. As maravilhas de Cristo na vivência da fé em comunidade.

Textos bíblicos: 1Pd 2, 9-10; Sl 122(121); At 12,1-11; Jo 21, 15-19

Pista de reflexão: Refletir sobre a vida de comunidade, que acolhe a todos, forma e transforma, celebra e envia em missão. A conversão pastoral que visa a descentralização e trabalho em equipe.

5. As maravilhas de Cristo na promoção da cultura da vida.

Textos bíblicos:  Dt 30,15-20; Sl 1; Jo 10,11-18

Pista de reflexão: "O Evangelho da vida está no centro da mensagem de Jesus" (Papa Francisco). o cristão deve comprometer-se com os pobres e excluídos na construção de uma sociedade justa e fraterna, defendendo a vida em todos os momentos, desde o ventre materno até ao envelhecer.

6. As maravilhas de Cristo na alegria do amor em família.

Textos bíblicos:   1 Cor 13,1-13; Sl 128(127) 1-6; Mt 7,24-27

Pista de reflexão: Apesar dos grandes desafios que enfrentam as famílias no mundo de hoje, destacar a alegria e o amor ainda presentes na vida de família, os valores cristãos e o matrimônio como sinal do amor de Deus no mundo.

7. As maravilhas de Cristo na alegria da partilha.

Textos bíblicos:  At 4,32-37; Sl 49(48); Lc 21,1-4

Pista de reflexão: O compromisso cristão na manutenção das comunidades e da Paróquia. A vivência da partilha e da solidariedade num mundo egoísta e consumista; o dízimo como expressão de comunidade madura e consciente de seus deveres.

8. As maravilhas de Cristo no louvor e cuidado da criação.

Textos bíblicos:  Gn 2, 4b-15; Sl 148; M 4,1-9.

Pista de reflexão: Reconhecer a beleza e a diversidade da natureza, especialmente no Brasil, em sintonia com a CF 2017. Admirar a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que nela vivem.

9. As maravilhas de Cristo realizadas em Maria Santíssima.

Textos bíblicos:  1Sm 2, 1-10; Sl 98(97); Lc. 1,39-56

Pista de reflexão: Considerar o Ano Mariano, fazendo crescer ainda mais entre nós uma devoção equilibrada e sadia em relação a Nossa Senhora; destacar o lugar especial que ela tem na Igreja e sua participação no plano de Deus.

PARA AS TREZENAS:

10. As maravilhas de Cristo na vida dos mártires de ontem e de hoje.

Textos bíblicos:  At 7,54-60; Sl 30(31); Mt 10,17-22

Pista de reflexão: Mártir, do grego, significa testemunha. Destacar o testemunho de homens e mulheres que, imitando a Cristo em sua paixão e morte, derramaram seu sangue por amor a Jesus e ao Evangelho. eles são vitoriosos em Cristo.

11. As maravilhas de Cristo nas aparições de Nossa Senhora.

Textos bíblicos:  Ap. 12,1-6; Sl 45(44); Lc 1, 26-39

Pista de reflexão: Recordar as aparições de Nossa Senhora, principalmente neste ano, Fátima e Aparecida, como momentos fortes da presença de Deus. "Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe" (Papa Francisco).

12. As maravilhas de Cristo nos homens e mulheres que se consagraram ao Reino.

Textos bíblicos:  Fl 3, 8-14; Sl 15; 27-29; Mt 11,25-30.

Pista de reflexão: Destacar o sim de tantos santos que se consagraram a Cristo. Santos que chegaram à perfeição da caridade através do Batismo. A prática da caridade para com os mais necessitados e enfermos e vivência da castidade.

13. As maravilhas de Cristo nos evangelistas, escritores e anunciadores do Evangelho.

Textos bíblicos:  Ef 4, 1-13; Sl 18(19); Mt 4, 18-22

Pista de reflexão: Destacar o trabalho incansável dos evangelistas  não escrevendo o Evangelho com tinta sobre papel, mas nos corações dos cristãos com o sangue de Cristo, através de seu testemunho.

OBS. QUANDO FOR O BISPO CELEBRAR NA NOVENA DO(A) PADROEIRO(A) OU TREZENA, SERÁ MISSA DO DIA E NÃO NOVENA.

Lido 2223 vezes Última modificação em Segunda, 16 Janeiro 2017 21:28