Comissões Diocesanas

Quarta, 02 Março 2016 19:13

Comissões Diocesanas

01.COMISSÃO PARA OS MINISTÉRIOS E VIDA CONSAGRADA

Tem como tarefa despetar, discenir, cultivar, animar, promover e acompanhar as vocações e os ministérios da Igreja Diocesana.

Coordenador(a): Ir. Judecy

Assessor: Pe. Glauberto Alves

Participantes: Pastoral dos Presbíteros, Pastoral Vocacional e Religiosos(as)

 

02.COMISSÃO PARA AÇÃO MISSIONÁRIA – COMID

Existe para promover a Ação missionária, organizar e realizar a animação, formação, organização e cooperação missionárias em todos os níveis eclesiais.

Coordenador(a): Missilva Nunes de Oliveira

Assessor: Pe. José Jailson de Oliveira e Silva

Participantes: Membros dos Conselhos missionários paroquiais (COMIPAS); Infãncia e Juventude Missionária, Novos Areópagos; Projeto “Ide e fazei discípulos”

 

03.COMISSÃO PARA O LAICATO

Visando a construção de uma Pastoral de Conjunto, sinal de comunhão e solidariedade eclesial, a Comissão procura favorecer a integração dos movimentos, serviços eclesiais, novas comunidades e associações laicais

Coodenador(a): Maria Louzanira (Iguatu)

Assessor: Pe. Carlos Roberto

Participantes: RCC, Focolares, Mãe Rainha, Neocatecumenato, Cursilho, Missão Resgate, Shalom, Boa Semente, Legião de Maria, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Ordem Franciscana, Vicentinos, Etc...

 

04.  COMISSÃO PARA ANIMAÇÃO BÍBLICO-ATEQUÉTICA

Partindo da Sagrada Escritura e tendo presente as DGAE, a constituição Dogmática Dei Verbum, a Exortação Apostólica Verbum Domini, O Catecismo da Igreja Católica, o Diretório Nacional de Catequese, o Documento de Aparecida e o Estudo da CNBB sobre Iniciação à Vida Cristã, deseja contribuir para as propostas aí contidas sejam operacionalizadas.

Coordenador(a): Ir. Milena Fabbi

Assessor: Pe. Francisco Leiva

Participantes:  Pastoral da Criança, Pastoral do Batisma, CEBI

 

05.COMISSÃO PARA A LITURGIA

Liturgia pretende promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e enculturação, pois a missão da Igreja nasce da “dimensão celebrativa e festiva da fé cristã centrada no ministério Pascal de Cristo Salvador, em participar na Eucaristia”.

Coordenador(a): Maria Cândida Oliveira

Assessor: Pe. Edival Barbosa de Amorim

Participantes: Pastoral Litúrgica, Ministérios de Música, Ministros Extraordinários da Comunhão, Irmãos do Santíssimo, Acólitos.

 

06.COMISSÃO PARA O SERVIÇO DA CARIDADE, DA JUSTIÇA E PAZ

Tem a missão de fortalecer a participação da Igreja na construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos direitos humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina social e da opção pelos pobres.

Coordenador(a): Alcileide Bezerra

Assessor: Pe. Anastácio Ferreira

Participantes: Cáritas, CPT, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde e etc....

 

07.COMISSÃO PARA AS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE

Promover a vocação e missão do aicato da Igreja, a fim de que os leigos contribuam com seus talentos e carismas para o crescimento das comunidades eclesiais nos diversos serviços e ministérios, na construção de uma sociedade justa e solidária.

Coordenador(a): Cicero Alexandre (Icó)

Assessor: Pe. Aleciano Manoel

Conselheiro: Dom José Mauro

 

08.COMISSÃO PARA A VIDA E FAMÍLIA

Tem por objetivo servir e promover, com toda a Igreja e a Sociedade, a cultura da vida e do amor. Dedica-se à defesa e promoção da vida, hoje tão banalizada, e da família, que precisa, para o bem de toda a sociedade e do estado, reassumir seu insubstituível papel sócio-transformador.

Coordenador(a): Eurenir dos Santos Sobreira

Assessor: Pe. Ernandir Alves Ferreira

Participantes: ECC, Pastoral Familiar

 

09.COMISSÃO PARA A JUVENTUDE

Tem como seu grande objetivo acompanhar os serviços de evangelização da juventude oferecidos pelos movimentos, pastorais da Juventude, Novas Comunidades, Institutos e Congregações Religiosas, e busca integração com as demais pastorais e serviços eclesiais afins.

Coordenador(a): Marlos Moreira Gomes

Assessor: Pe. Gilberlândia Alves

Participantes: PJ, PJMP, EJC, Grupos de Jovens e etc....

 

10. COMISSÃO PARA A COMUNICAÇÃO

A Comissão quer realizar um trabalho coeso e consistente que contemple a complexidade comunicativa, hoje, necessariamente expressa nas técnicas da internet e suas variações (mídias sociais, tablets, videoconferências), como as mídias tradicionais (TVs, Jornais e Rádios).

Coordenador(a): Alex Silva e Ana Paula

Assessor: Pe. João Batista

 

11. COMISSÃO PARA A GESTÃO ECLESIAL DÍZIMO E OFERTAS

A Comissão tem como objetivo sensibilizar os cristão, a partir de uma visão evangélica, em vista a uma Igreja que partilha seus recursos humanos e financeiros para a formação, capacitação, evangelização e serviço da caridade, proporcionando ações da presença do Reino de Deus entre nós.

Coordenador(a): Maria Aparecida Sampaio

Assessor: Pe. Yukio Adelly

Participantes: Pastoral do Dízimo, Economia e Patrimônio.

 

 

 

Receba Notícias no E-mail

Cadastre seu e-mail e receba informações da Diocese de Iguatu

A Diocese de Iguatu

A Diocese tem uma dimensão territorial de 29 mil quilômetros quadrados, contento neste território 19 municípios, em sua circunscrição. Com uma população existente de 381 mil habitantes, residente em 67 mil domicílios, sendo destes domicílios 19 mil na zona urbana e 48 mil na zona rural.

Facebook

Search