O 52º. Edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais na Diocese de Iguatu aconteceu no Diocesano hotel e reuniu jornalistas da mídia local e membros das PASCOM das paróquias sob o tema ‘Jornalismo de Paz e as Fake News – Quem vê cara, não prevê fake!’’ em palestra ministrada pelo jornalista Luís Sucupira da assessoria de imprensa da Diocese de Iguatu.
A palestra apresentou a Fake News na história e a sua primeira retratação como, por exemplo, a maça que seduziu Eva, como também as pesquisas realizadas sobre o tema no Brasil em vários países do mundo. Para Luís Sucupira “as notícias falsas deixaram de ser apenas um negócio de fofoqueiras e boatos maldosos com a pretensão de inveja e vingança para algo extremamente elaborado com o intuito de enganar através da infâmia e da manipulação de massas através da mentira”.
Os participantes puderam entender como elas são construídas, como identificar e principalmente como combater e minimizar a sua proliferação nas redes sociais.
A abertura do evento, organizado pela PASCOM da Diocese de Iguatu, ficou a cargo do padre José Wallace, Reitor do Seminário de Iguatu que também celebrou missa em comemoração por este dia onde na sua homilia destacou a importância da comunicação para que a Palavra de Deus seja anunciada de forma correta e verdadeira em todos os cantos do mundo (veja o vídeo da homilia abaixo).
Podcast: Play in new window | Download
Pingback: 52º Edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais em Iguatu teve palestra sobre Jornalismo de Paz e as Fake News | Suprema