ORDENAÇÃO DIACONAL DE PEDRO LUCAS TEIXEIRA MENDES E MATHEUS MACEDO AMARO NA CATEDRAL DE SÃO JOSÉ IGUATU

A Catedral de São José foi palco de um momento de profunda espiritualidade e alegria no último sábado, 10 de agosto, com a ordenação diaconal dos seminaristas Pedro Lucas Teixeira Mendes e Matheus Macedo Amaro. A cerimônia foi presidida por Dom Geraldo Freire Soares C.Ss.R, bispo diocesano de Iguatu, e contou com a presença e a concelebração de numerosos sacerdotes do clero local e diáconos de outras dioceses.

A celebração começou com uma vibrante acolhida da comunidade, que se reuniu em grande número para testemunhar e celebrar a ocasião. A Catedral estava decorada com simplicidade e solenidade, refletindo a importância do evento para a Diocese de Iguatu.

Durante a missa, Dom Geraldo Freire Soares proferiu uma homilia inspiradora, destacando a importância do ministério diaconal na Igreja e a vocação especial dos dois novos diáconos. Ele ressaltou a necessidade de viver o diaconato com humildade, serviço e dedicação, seguindo o exemplo de São Lourenço e outros santos diáconos que marcaram a história da Igreja com seu compromisso e fé.

Os seminaristas Pedro Lucas e Matheus Macedo, que completaram sua formação teológica e pastoral com grande dedicação, foram apresentados à Assembleia para o rito de ordenação. O momento culminante da cerimônia foi a imposição das mãos por Dom Geraldo, seguido pela oração consecratória que os ungiu como diáconos.

Após a ordenação, os novos diáconos receberam as vestes litúrgicas próprias de seu ministério: a estola e a dalmática. A alegria e a emoção eram visíveis em seus rostos, assim como naqueles dos familiares e amigos presentes, que acompanhavam a cerimônia com grande entusiasmo e fervor.

A celebração continuou com a participação ativa dos novos diáconos, que assistiram o bispo na distribuição da Eucaristia e participaram das orações litúrgicas. A presença de numerosos fiéis e do clero local trouxe um espírito de comunhão e celebração à Catedral, evidenciando o apoio da comunidade ao ministério que se inicia para Pedro Lucas e Matheus.

Ao final, o Diácono Pedro Lucas proferiu aos presentes suas palavras de agradecimento e incentivo, reforçando o compromisso dos novos diáconos com a dedicação a esta nova etapa de suas vidas como diáconos e servidores da igreja.

Por fim, Dom Geraldo anunciou aonde os novos diáconos iriam exercer seus ministérios, permanecendo o Diácono Pedro Lucas na Paróquia Santo Expedito na cidade de Iguatu, que também foi sua paróquia de estágio pastoral, e o Diácono Matheus Macedo, nomeado para administrar a Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, no Distrito de Trussu em Acopiara.

A ordenação diaconal marca um novo capítulo na vida dos dois seminaristas e na história da Diocese de Iguatu. Pedro Lucas Teixeira Mendes e Matheus Macedo Amaro, agora diáconos, darão continuidade ao seu caminho rumo ao sacerdócio, com o suporte e as orações da comunidade que, neste dia, celebrou com fervor e esperança o início de um novo ministério na vida da Igreja.