PASCOM EM AÇÃO! NO ÚLTIMO DOMINGO (18/08/2024) PASTORAL DA COMUNICAÇÃO REALIZA MISSÃO NO ZONAL II E III DA DIOCESE

Durante a manhã deste domingo, a coordenação diocesana da PASCOM (Pastoral da Comunicação), esteve presente nas diversas atividades promovidas no Zonal 2, na cidade de Icó, realizando a formação para os novos membros na Paróquia N. Sra do Rosário, e na cidade de Cariús, participando do Encontro de Espiritualidade promovido pelos membros das Paróquias N. Sra Auxiliadora e do Santuário Diocesano Mãe Rainha da cidade de Cariús, e das paróquias N. Sra. do Carmo e São Pedro Apóstolo de Jucás.

EM ICÓ

O Encontro, contou com a facilitação de Dhiogo Teixeira, Coordenador Diocesano da Pascom, além da frutuosa participação do Frei Josué Laurindo, O.Carm. que falou sobre expectativas e ideias que poderão ser aplicadas futuramente.

A programação, iniciada com a Santa Missa, seguiu-se do momento de oração e apresentação do Dhiogo que falou sobre o papel da Pascom, os seus 4 eixos (formação, articulação, produção e espiritualidade), seu campo de ação, o caráter de transversalidade (a Pascom deve interagir e colaborar com todas as pastorais e movimentos da paróquia/comunidade), as etapas (com destaque para a necessidade de criação de um plano de pastoral), dentre outros pontos.

Entre a apresentação e as participações dos novos pasconeiros ficou claro que a Pascom não deve ficar presa somente à produção, mas desenvolver todos os eixos, sempre na perspectiva da espiritualidade e evangelização. “É fundamental que se cultive a espiritualidade do comunicador”, ressaltou Dhiogo.

Ao final do Encontro definiu-se o interesse de participação dos presentes na Pascom, ao passo que o Frei Josué agradeceu o sim dado pelos participantes e ficou combinado um próximo encontro formativo na área de design para os pasconeiros, além da coleta de contatos dos mesmos para inclusão nos canais de articulação da pastoral.

EM CARIÚS

Foi iniciada a formação com um café da manhã reforçado, seguido de dinâmica de interação entre os diversos membros, para todos se sentirem acolhidos. Foi importante também a presença da Meriane Pinheiro, membro da coordenação diocesana da Pascom, da Paróquia Senhora Santana, de Iguatu, que compartilhou brevemente sua experiência no Encontro Nacional da Pascom em Aparecida, no mês passado, onde representou a diocese.

Então o Pe. Rogério Marques (Assessor Eclesiástico da PASCOM diocesana) dirigiu uma formação sobre a espiritualidade do comunicador, baseada no anúncio do anjo a Nossa Senhora e a encarnação do Verbo.

Após isso, houve um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido da Santa Missa com peregrinos de diversas paróquias da diocese. Concelebraram a Eucaristia o Pe. Iranildo Reis (Reitor do Santuário) e o Pe. Fernando Cavalcante (Pároco da Paróquia de Cariús), presidindo e pregando a homilia o Pe. Rogério Marques.

O encontro terminou com o almoço junto aos peregrinos, no restaurante do Santuário.