FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO É PAUTA DE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

Novena, quermesse, missão nas comunidades, leilão, dia “d” de ação social, música, pregações, bingo, missas diárias, rei e rainha, e caráter orante – são alguns dos elementos que irão marcar os festejos de nossa padroeira

Com a proximidade do dia da padroeira Nossa Senhora do Rosário (07 de outubro), foi realizada no Centro Pastoral da PNSR, na última quarta-feira, dia 04 de setembro, uma reunião iniciada às 19h e que contou com a presença e liderança do nosso pároco, Frei Josué Laurindo, e mais de 50 paroquianos das diversas pastorais e movimentos de nossa comunidade.

O encontro que tinha como objetivo apresentar e planejar as ações da festa da padroeira, iniciou com orações e leitura da parábola dos talentos (Mateus 25:14-30) sendo ressaltado pelo Frei o caráter orante que deve ser a base dos festejos, bem como a importância de cada membro da comunidade dispor de seus talentos em prol da vasta programação que fora idealizada. “Por que a gente se dedica tanto? Porque a gente acredita na missão”, ressalta Frei Josué, ao passo que convida todos a somarem esforços para realizar mais uma excelente festividade.

Em 2024, a festa da padroeira tem como tema: Senhora do Rosário, Virgem orante e discípula peregrina da esperança. Já o lema tem por referência Atos 1, 14: “Todos eles perseveravam na oração em comum … com Maria, mãe de Jesus”, sendo destacado o espírito de oração e vivência, que devem marcar todas as ações pensadas na programação deste ano.

Sobre as ações programadas, serão 10 noites de pregação (de 10 a 20 de outubro) contando com diversas participações, como o nosso pároco anterior, Frei Paulo, além de Frei Juracy, Padre Ademar, Padre José Leandro e de Vossa Excelência Dom Geraldo Freire, bispo da Diocese de Iguatu. Em cada um dos dias, haverá a Santa Missa às 5h da manhã, além de diversas outras ações como leilão, bingo, quermesse e escolha do Rei e Rainha da festa da padroeira. Ainda no dia 13 de outubro, haverá o Dia Rosário de Ação Social que contará com instituições e serviços como manicure, assessoria jurídica, maquiagem, dentre outras, que serão oferecidas gratuitamente para a população icoense.

Ainda este mês de setembro haverão as ações de missão, na qual tanto o Frei como alguns paroquianos passarão o dia em peregrinação, encerrando com a Santa Missa, nas comunidades de Três Bodegas, dia 14, Lagoa dos Milhomens, dia 22, e Conjunto Pedrinhas/Serra, dia 29.

Cabe frisar que, apesar da boa participação na última reunião, foram montadas mais de 10 equipes para realizar as ações de economia, entrega de cartas, patrocínio, envelopes, infraestrutura, ornamentação, quermesse, música, leilão, festa das comunidades, social, eventos, acolhida, rei e rainha, bingo e liturgia, sendo necessário que mais e mais pessoas envolvam-se nos grupos de trabalho. Fica o convite para a próxima reunião de planejamento que acontecerá no próximo dia 13 de setembro, participe!

Texto: Marcos da Silva
Fotos: José Tibério