Com uma missa concelebrada por centenas de Bispos na Basílica de Aparecida (SP), foi aberta hoje (1°de maio) a 57ª Assembléia Geral da CNBB. Dom Edson de Castro Homem, nosso Bispo Diocesano está participando deste importante evento anual, que reúne todo o episcopado brasileiro em torno de temas e decisões importantes para os rumos da ação evangelizadora na Igreja.
Nesta 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a pauta central será atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio de 2019 a 2023. O esforço será sintetizar a decisão colegial, indicando elementos fundamentais para ação pastoral nas Dioceses de todo o país.
Uma vez aprovadas as novas Diretrizes, caberá a cada Diocese o empenho para contextualizar e aplicar essas orientações no âmbito interno e nos planos pastorais locais.
Os Bispos também se debruçarão sobre a tarefa de eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio. Serão escolhidos bispos para os cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral. Também serão escolhidos outros bispos para presidirem as 12 Comissões Episcopais Pastorais, além do Delegado e do Suplente junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).