No mesmo lugar onde foi ordenado presbítero, há 23 anos, Dom Geraldo foi ordenado Bispo sob o lema episcopal “O Pão Nosso de Cada Dia”. Ele assume a Diocese de Iguatu em 6 de agosto próximo, como o quinto bispo da diocese.
A solene Celebração Eucarística de ordenação contou como Bispo Ordenante Principal, Dom Bernardino Marchió, Bispo Emérito da Diocese de Caruaru – PE e como Bispos Co-Ordenantes Dom José Luiz Ferreira Sales C.Ss.R, Bispo da Diocese de Pesqueira – PE e Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos C.Ss.R, Bispo da Diocese de Campo Maior – PI.
A ordenação diaconal foi celebrada no dia 7 de abril de 2000, na igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Garanhuns, presidida pelo então bispo de Garanhuns, Dom Irineu Scherer. No dia 1 de agosto, na paróquia de São José, em Cruzeiro do Nordeste, onde residem atualmente seus pais, Dom Geraldo foi ordenado presbítero pelas mãos do então bispo diocesano de Pesqueira, Dom Bernardino Marchió.
A cerimônia é rica de sentido. São três bispos que pontificam este ritual. O eleito, por nomeação papal que é lida aos presentes, fez suas promessas de fidelidade à Igreja e de dedicação ao povo cristão do qual será pastor. E após a invocação dos santos no canto das ladainhas, realizou-se o rito principal da sacra ordenação episcopal.
Os três bispos consagrantes impuseram as mãos na fronte do eleito, sendo este – a “keirotonia” – o rito essencial, acompanhado com as palavras consecratórias. E enquanto o sagrante rezava a oração consecratória, dois ministros seguraram na cabeça do eleito o livro dos Evangelhos aberto, que será sempre a fonte inspiradora do ensino episcopal.
Em seguida, Dom Bernardino Marchió que presidiu a ordenação derramou o óleo do crisma na cabeça do eleito. Consagrando-o pois a ele que acabara de receber o Espírito Santo. Com isto, o nosso novo bispo recebeu a plenitude do sacerdócio, como sucessor dos apóstolos.
Logo após ter sido ordenado, recebeu ele as insígnias episcopais: a mitra do pontífice, o báculo do pastor e o anel, sinal de que desposa sua Igreja diocesana. Assim revestido, abençoou os fiéis.
Sonora – Primeira fala de Dom Geraldo como Bispo da Diocese de Iguatu
Sonora do Padre João Batista Administrador Diocesano
Sonora – Ata da Ordenação Episcopal
Deste momento em diante o neo-episcopo é sucessor dos apóstolos, enriquecido pelo caráter sacramental da Ordem e se torna membro do episcopado, portador portanto do Espírito Santo. A riqueza dos ritos sacramentais coloca o novo bispo como responsável pela Igreja docente e como pastor do povo de sua diocese – a Diocese de Iguatu, Ceará.
Dom Geraldo Freire Soares foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Iguatu no dia 4 de maio de 2022. Ordenado bispo em 1 de julho de 2022 em Sertânia e a sua posse está programada para 6 de agosto de 2022.
GALERIA DE IMAGEM