O Papa Francisco promulgou o MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO a ser celebrado em toda a Igreja Católica, em outubro próximo. Servirá como comemoração do centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV, de 30 de novembro de 1919. Visa a estimular a ação missionária. Tal estímulo vem em boa hora.
O desejo do Papa Francisco é oportuno para promover iniciativas missionárias, intensificar a oração –alma de toda a missão-, incentivar a reflexão bíblica e teológica sobre o apostolado, empreender as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e de solidariedade entre as Igrejas, despertar o entusiasmo missionário.
Somos motivados pelo tema BATIZADOS E ENVIADOS: A IGREJA DE CRISTO EM MISSÃO NO MUNDO. O tema foi escolhido pelo Papa Francisco. Significa que o envio missionário possui a dimensão sacramental e diz respeito a todos os batizados. De fato, a missão é trinitária e decorre de nosso mergulho nas águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo com o consequente mandato de levar o Evangelho a toda a criatura (Mt 28,19-20).
Pode-se dizer que “a missão deve ser entendida como eficaz participação histórica e sacramental nas missões que Deus Pai confia ao Filho e ao Espírito Santo no mundo”, lembra-nos o Pe. Fabrizio Meroni.
Jesus resume a participação na sua missão e na missão do Espírito em dois momentos: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20, 21); “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da Verdade, que vem do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho…” (Jo 26-27).
Na Diocese de Iguatu, o mês missionário será aberto, no dia 01 de outubro, com a Santa Missa Solene, na Catedral de São José, às 18h. concelebrada pelos padres que se encontram em Assembleia do Clero. Para o ato litúrgico, todos os fiéis diocesanos estão convidados. Além disso, haverá a programação missionária a viabilizar o desejo do Papa. Como dizia Dom Bosco: “o desejo do Papa é uma ordem”. Todavia, não se trata apenas de desejo, mas de promulgação.
Cada paróquia, quase-paróquia e comunidades eclesiais atendam ao Papa Francisco, pela oração pelas missões, pela reflexão sobre o compromisso missionário ao nosso redor (há muitas áreas de missão bem perto!), pelas ações sociais e caritativas que fazem parte do apostolado junto aos pobres, doentes, prisioneiros com os quais Jesus se identifica. A criatividade pastoral, impulsionada pela ação do Espírito Santo, há de fomentar a atitude missionária fundamental para a vivência do mês extraordinário.
Deixemo-nos motivar. Abracemos a causa missionária, portadora do dom da vida plena. Maria Santíssima, cooperadora da missão do seu Filho no Espírito, abençoe nossa atitude de fazer do mês missionário o que Deus quer, em atenção à iniciativa do Sucessor de Pedro.
LG F900P
Fujitsu Siemens 19P2
LG F900P
LG flatron f900p
LG F900P
DELL E196FP 19.1in
Samsung 900SL plus
AOC17
Fujitsu Siemens 19P2
DELL 22
Samsung 900SL plus
Pingback: URL