Análises de jogos Friv - Warhammer 40,000: Rogue Trader

Em junho, começaram os testes beta fechados para Warhammer 40.000: Rogue Trader, um RPG desenvolvido pela jogosfriv.com.br, conhecida por  Pathfinder: Kingmaker e  Pathfinder: Wrath of the Righteous. Tendo orado ao Deus-Imperador, também fomos às extensões do Império do Homem e queremos compartilhar nossas impressões.    

Para ser mais preciso, fomos ao Espaço Koronus - este é o quintal do Imperium, uma área do espaço pouco explorada e, portanto, muito perigosa, onde vivem muitos criminosos, piratas e hereges de vários matizes.

São esses maravilhosos territórios, sistemas e planetas que temos que dominar e conquistar como um dos Rogue Traders. São pessoas tão privilegiadas, dotadas do poder da sagrada Patente Comercial, que de geração em geração criam seus próprios protetorados, impérios comerciais inteiros, exploram mundos desconhecidos, enriquecem, adquirem um poder incrível. Mas eles fazem tudo isso com a bênção do Imperador-Deus e para espalhar sua fé e influência até as fronteiras mais distantes do Império.

Nós nos tornamos um personagem tão influente já no prólogo, mas não imediatamente, mas como resultado de uma trama insidiosa arranjada pelo "mestre dos sussurros" que caiu em heresia contra o anterior Rogue Trader, Lord Captain Theodora von Valantius.

É a dinastia dela que temos que continuar e desenvolver. Mas primeiro precisamos encontrar um navegador digno e um sacerdote experiente do Adeptus Mechanicus - sem eles, nossa enorme estação-nave-mãe, na qual milhares de pessoas vivem e servem, não será capaz de se mover normalmente através da dobra instável espaço.

Não está muito claro? Não é surpreendente. Warhammer 40.000: Rogue Trader imediatamente nos enche de muitas palavras e termos estranhos - servo-skulls, augurs, vox-comms, algum tipo de espírito de máquina que faz os computadores locais funcionarem ... O que para os fãs de Warhammer 40.000 é um deleite para as orelhas, então para outros algum tipo de linguagem de pássaro.

Mas é bom mesmo. Para cada palavra incompreensível existe uma ajuda contextual, tudo é escrito de forma muito patética e bonita, inclusive em “alto gótico”. E você rapidamente fica imbuído do espírito deste universo, embora sorria involuntariamente, lendo como os sacerdotes técnicos do Adeptus Mechanicus quase rezam para relés e soquetes.

Porém, mesmo os neófitos sabem que a ironia desse universo é não encarar. "High Gothic" aqui é adjacente ao pathos usual, coloquial e brutal - com misticismo, escuridão e horror real. Aqui, a cada passo, você encontra mutantes ou demônios, e a descrição do Immaterium, o Warp, o Caos, seus atos e criaturas fazem você se encolher. E lidamos com tudo isso desde os primeiros minutos.

Nosso herói (ou heroína) ouve periodicamente um coro de vozes estranhas em sua cabeça e se comunica com entidades sobrenaturais que controlam o destino. Uma de nossas companheiras periodicamente entra em transe, revira os olhos e faz previsões. A outra é uma garota pálida com voz angelical, longas garras e guelras.

O nome da garota é Cassia, ela é a Navegadora, que substituiu a predecessora dolorosamente morta. E para ser sincero, a princípio não queria levar tal criatura para o navio, mas ia matá-la, acreditando em outro navegador em potencial, mas no final os roteiristas me impuseram isso.

Sim, a escolha aqui acabou sendo ilusória, mas toda essa cena acabou sendo muito brilhante (como a própria Cassia) - e é bom que em  Warhammer 40.000: Rogue Trader, em princípio, haja muitas situações de escolha interessantes e dilemas morais. No primeiro encontro com a tripulação, um dos oficiais é atrevido e precisamos decidir se o executamos ou não. No futuro, haverá uma escolha, reprimir brutalmente um motim em um dos conveses do navio, ou se comunicar com as pessoas e satisfazer algumas de suas demandas.

Em quase todos os segundos de diálogo, somos livres para interpretar um Lorde Capitão severo, dominador, duro e às vezes cruel, que sempre se lembra de sua alta posição, ou um governante mais humano.

Você também pode se comportar de maneira diferente com seus companheiros, mesmo em uma conversa normal - algumas vezes, por exemplo, tive que colocar meu senescal no lugar, a mão direita do antigo Lorde Capitão. Todos os satélites aqui são interessantes à sua maneira e você sempre pode conversar com eles no navio.

Existem situações com consequências mais tangíveis de escolha. Em uma delas, ou convenceremos um velho fanático a parar de arrancar os olhos de seus familiares, e tudo terminará em paz, ou não o convenceremos e teremos que lutar. No outro, decidimos se vamos vestir as roupas blasfemas dos hereges e cometer sabotagem para derrubar todos os inimigos de uma vez, ou não tocar nessa abominação e lutar honestamente com a multidão.

Alguns companheiros realmente não gostam da primeira opção, mas ainda não percebi a mecânica específica do impacto de nossas ações nas relações com os companheiros.

Mas todas as nossas ações e decisões afetam a direção em que o vetor moral do herói (ou heroína) se desenvolve e qual dos três ramos correspondentes bombeamos - Imperium, Filth ou Boon. Em cada uma, habilidades únicas tornam-se gradualmente disponíveis. Além disso, algumas ações e linhas, bem como a capacidade de equipar certos itens, só são desbloqueadas se o personagem atingir os níveis Imperium, Fel ou Boon necessários.

O sistema moral descrito acima é apenas um dos mecanismos de bombeamento (mais para dramatização). Mas, em geral, o dispositivo de RPG e as batalhas por turnos em  Warhammer 40.000: Rogue Trader são uma reminiscência dos RPGs clássicos  de D&D ou Pathfinder, nos quais a Friv5Online comia mais de um cachorro.

É claro que o sistema de RPG proprietário da Fantasy Flight Games , usado no  Rogue Trader , tem muitas diferenças e nuances, sobre as quais você pode escrever uma dissertação separada. Para inúmeras verificações de habilidade, probabilidades de acerto/evasão e tudo mais,  dados de 20 grãos (d20), que são familiares ao D&D, são rolados ... dados de 100 grãos, o que significa que a mecânica de cálculo é mais complicada.

As classes aqui são chamadas de doutrinas, as habilidades finais que podem ser usadas apenas uma vez por batalha são atos heróicos que se tornam disponíveis apenas se tivermos preenchido a barra Momentum com nossas ações bem-sucedidas na batalha. Se não for suficiente e a situação exigir uma ação decisiva, você poderá usar as mesmas habilidades poderosas da categoria Medidas Desesperadas - o efeito será forte, mas depois disso uma penalidade será imposta ao personagem.

Há também um medidor de véu que se enche à medida que demônios e caos aparecem no campo de batalha, e nossos personagens, especialmente psykers, usam várias habilidades blasfemas. O véu é a fronteira entre o mundo real e o Immaterium, ou seja, o mundo psicoenergético. E quanto maior esse indicador, mais forte a barreira se torna mais fina. Como resultado, os mesmos psykers se tornam mais fortes, mas o risco de demônios invadirem o campo de batalha aumenta.

Um extenso sistema de geração de personagens incentiva não escolher um já pronto, mas criar o seu próprio para criar um lutador, atirador, líder ou adepto único. Então, ao atingir um certo nível, eles terão a oportunidade de escolher outra carreira avançada - vanguarda, assassino ou caçador.

Em comparação com o "alfa", o conjunto de doutrinas mudou um pouco na versão beta - não há mais estrategistas e soldados. E o que estará no lançamento é desconhecido. Pode parecer que as classes não são suficientes, mas, na verdade, cada uma delas inclui muitas variáveis ​​complexas. Por exemplo, escolhemos seu mundo natal e vocação - e isso pode ser um oficial da marinha ou comissário, um vagabundo ou um psicopata sancionado (e essas estão longe de todas as opções). Além disso, seções como Triumph e Blackest Hour estão em desenvolvimento, que também são uma parte importante do sistema de criação de personagens.

De qualquer forma, as doutrinas já disponíveis são bem desenvolvidas e diferem entre si. Os adeptos, por exemplo, contam com a revelação de vulnerabilidades na defesa dos inimigos, enquanto os líderes impõem auras úteis aos aliados e dão a eles movimentos extras.

Tudo isso é determinado pelas habilidades únicas de cada doutrina. Mas as características e habilidades são as mesmas para todos, e quando subimos de nível, nós mesmos decidimos quais aumentar (embora o jogo sempre diga quais são o perfil para esta classe). Para os adeptos, as habilidades técnicas e lógicas são importantes, os lutadores são fortes em estabilidade e atletismo e os líderes são fortes em persuasão. Se você selecionar todo o esquadrão de seis personagens, o jogo escolherá quem tem os melhores explosivos para desativar a armadilha. Em seguida, role o dado para testar a habilidade.

Nos diálogos, os indicadores de persuasão e pressão são muito importantes, e muitas vezes são necessárias habilidades de conhecimento - xenos, Warp ou Imperium. Cada rolagem bem-sucedida do dado em tais situações concede experiência adicional.

O algoritmo para conduzir batalhas por turnos é bastante familiar. Por nossa vez, usando pontos de ação, nos movemos, nos abrigamos total ou parcialmente, atacamos, usamos habilidades. A única coisa que falta é o modo de observação. A disposição dos lutadores antes do início de uma luta durante o chamado round zero é muito importante. Mas se você for emboscado, não haverá essa oportunidade.

Além disso, se você for confrontado por inimigos usando armas de fusão pesadas ou bolters, é melhor não se amontoar - tiros dessas armas ceifam multidões inteiras. E atiradores e armas laser podem atirar em vários corpos. Funciona para nós também. Em geral, as armas do jogo são bem desenvolvidas e os mesmos bolters são uma força realmente poderosa. É verdade que nem todos podem usar bolters, bem como lança-chamas e armas de fusão - você precisa ter as habilidades apropriadas.

Mesmo que a chance de acertar seja pequena, uma explosão de um canhão poderoso muitas vezes machuca alguém. Além disso, esse alguém pode se tornar um aliado - o fogo amigo é ativado por padrão, e esse é um fator muito importante. Os atiradores têm até uma habilidade especial, Tiro Controlado, que permite alertar os aliados para se abaixarem.

Como no "alfa", na versão beta, o atirador de Argent revelou-se muito forte. Combinada com líderes que constantemente lhe dão movimentos extras, esta santa fanática com um franco-atirador e bolter muitas vezes pode decidir o resultado da batalha sozinha - especialmente se ela assumir uma posição confortável em uma colina. Portanto, a questão de levar Argenta com você ou não não pode surgir em princípio.

Provavelmente, algo precisa ser feito sobre isso, embora o problema da intimidação do atirador seja relevante em muitos Friv jogos semelhantes e talvez seja impossível resolvê-lo radicalmente - nem que seja para chocar a cada tiro bem-sucedido.

De qualquer forma, as batalhas no  Rogue Trader são bastante tensas, e nas batalhas com um enorme Chaos Space Marine ou algum tipo de monstro de muitos olhos, apenas um par de atirador e líder não salva - você precisa agir com competência com todo o esquadrão.

No início, eu geralmente tinha medo de jogar no nível de dificuldade "dura" - os autores alertam que é recomendado apenas para aqueles que estão familiarizados com o sistema de RPG Warhammer 40.000. Aqui, as características dos inimigos não são reduzidas, os oponentes infligem dano total e muitas vezes nossos lutadores recebem ferimentos críticos. Estes últimos, se não forem curados a tempo com a ajuda de um estojo de primeiros socorros, transformam-se em ferimentos e membros falidos, o que reduz muito as características de um lutador - só se cura com o repouso no navio. Os kits de primeiros socorros valem seu peso em ouro e removem feridas apenas se o teste de habilidade de medicina for aprovado.

Aí me acostumei e comecei a jogar com sucesso no "hard", mas em lutas com inimigos e chefes especialmente fortes, isso sempre se tornava um teste extremamente difícil. Ao mesmo tempo, o sistema de dificuldade local é muito flexível - você pode arrastar pessoalmente os controles deslizantes, aumentando ou diminuindo certos parâmetros e modificadores de dano para tornar as lutas mais fáceis ou até mais difíceis do que originalmente pretendido no "severo".

Em  Warhammer 40.000: Rogue Trader, como em muitos Friv jogos deste universo, também há uma jogabilidade estratégica global. A certa altura, viagens de nave, batalhas espaciais, a capacidade de colonizar planetas e escaneá-los para a extração de recursos naturais se tornam disponíveis para nós.

A varredura planetária é uma espécie de  Mass Effect, e as batalhas espaciais baseadas em turnos são como  Battlefleet Gothic: Armada . Você precisa redistribuir os escudos para diferentes sistemas do navio, virar para o inimigo de um lado ou de outro, manobrar e aplicar habilidades. A nave está crescendo gradualmente de nível, podemos atualizar seus vários sistemas e aprender novas habilidades. 

Tudo isso para criar colônias que trazem recursos adicionais, pilhagem e escolta de navios, além de aumentar nosso poder de compra geral (o chamado Fator de Lucro).

Negociar no  Rogue Trader é muito interessante - a capacidade de comprar equipamentos e consumíveis exclusivos é determinada não pela quantidade de dinheiro, mas pelo fator de lucro máximo e nossa reputação com os comerciantes. E a reputação cresce à medida que lhes vendemos os bens encontrados durante a aventura. Portanto, o saque encontrado, via de regra, é melhor transferir imediatamente para os porões do navio como carga, e deixar apenas o mais necessário para você - é assim que o eterno problema do estouro de estoque é parcialmente resolvido.

Além disso, como Rogue Trader, desenvolvemos relacionamentos com diferentes facções cumprindo certos pedidos para eles. Entre eles estão a Marinha Imperial, a Irmandade do Vazio, bandidos da Missão Kasbalika e outros.

É claro que existem alguns problemas na versão beta. Existem bugs, incluindo aqueles críticos para passar, e a otimização ainda é tal que, olhando para a próxima tela de carregamento (muito longa no meu caso), primeiro rezei para todos os espíritos da máquina, depois amaldiçoei e mudei para o chocalho binário de padres técnicos, afastando o coro de vozes, que pedia a retirada do jogo e um exterminatus para os desenvolvedores.

Mas um beta é um beta. E acredito que eventualmente todos os bugs heréticos serão encontrados e destruídos em nome do Deus-Imperador. No entanto, você terá que jogar de qualquer maneira - a recusa será uma blasfêmia para um fã de RPGs de computador reais. Afinal, já está claro que  Warhammer 40.000: Rogue Trader acaba sendo um jogo enorme, diversificado, multifacetado e extremamente pegajoso que tem todas as chances de se tornar um evento do gênero.

Deixe um comentário